Fisio in Fit

Bikefit

Bikefit é uma nomenclatura norte-americana pautada em ajustar a bicicleta ao ciclista, sendo ele ciclo turista, ciclista de passei, pessoa que utiliza a bicicleta como meio de transporte e ciclistas amadores e profissionais, tem como objetivo a prevenção de lesões, pois todos ciclistas são impulsionados a uma exercício repetitivo de grande intensamente durante a pedalada, além de acertar a pedalada do ciclista, para que fique eficiente sem gasto de energia e harmonizando a bicicleta para a postura do atleta que vai utiliza-la.

Quem deve realizar o bikefit?

Como o bikefit é um método que carece do conhecimento profundo do corpo humano e sua mobilidade, à necessidade de uma analise ergonômica, ele deve ser realizado com uma avaliação postural, teste de flexibilidade, analise da pisada, amplitude de movimento, biomecânica muscular e imagem dinâmica do ciclista. Por isso deve ser realizado por profissional da área da saúde (fisioterapeuta), pois ele que têm o conhecimento da anatomia humana, biomecânica, cinesiologia, fisiologia e ergonomia. Disciplinas que estuda o movimento humano e que são a base de sua formação acadêmica. Além disso, é necessário que o fisioterapeuta tem cursos na realização de bikefits.

Como é a avaliação postural e musculoesquelética para a realização do bikefit

É fundamental que exista uma avaliação postural e musculoesquelética antes do bike fit pois alguns ciclistas tende a apresentar má posturas e compensações musculares e articulares ainda fora da bicicleta e que são exibidas quando o ciclista está na bicicleta influenciando  na sua forma de pedalar. Em caso como este, é necessário que o ciclista realize um trabalho fisioterápico para corrigir estes problemas posturais, pois o bike fit consegui amenizar boa parte destes problemas, mas nem sempre só com o bike fit consegue equilibrar estas falhas; e mesmo que consiga é imprescindível  que o ciclista realize alongamentos, fortalecimentos, exercícios de equilíbrio que vão ajudar a corrigir sua postura e potencializar sua forma de pedalar. Exercícios e técnicas que serão orientados após o bike fit para que melhore a performance do ciclista tais como R.P.G, osteopatia, quiropraxia, pilates, musculação entre outros.

O que o bike fit pode lhe trazer de benefícios.

O bike fit tem como objetivo principal, prevenir lesões no ciclista que utiliza uma bicicleta, pois é uma trabalho de ajustar a bicicleta ao ciclistas, fazendo com que suas articulações trabalhem simetricamente sem sobrecarga, principalmente por que durante o pedalar o ciclista tende a fazer movimento repetitivos, que poderá levar a lesões articulares, também proporciona um alívio nas tensões musculares, que gera dores e desconfortos,  ainda potencializa a pedalada do ciclista pelo adequação do ataque correto aos pedais, com isso otimiza o conforto e a performance do ciclista, pois com uma harmonia entre ciclista e bicicleta adequar uma pedalada sem desconfortos levando a ter um bem estar ao pedalar, além disso com o ataque ao pedal corretamente pela perna induz ao ciclista a aumentar sua potência (cadência), uma vez que a potência de um músculo (atleta) é gerada pela soma de duas variáveis, força mais velocidade ( cadência), ou seja, com o bike fit o atleta vai aumentar sua velocidade ( cadência) consequentemente aumentará sua potência.

Indicação para o Bikefit

Qualquer pessoa pode e deve realizar um bikefit em sua bicicleta, pois todo bicicleta deve ser ajustada ao ciclista que irá utilizá-la, não a restrições patológica ou por idade para a realização de um bikefit. Na verdade caso o ciclista já tenha uma lesão pré-existente ele terá uma indicação maior para o bikefit, pois o ajuste correto da bicicleta lhe preveniu de que sua lesão se agrave para uma lesão crônica.  

Procedimento do bikefit no studio

Ao chegar ao consultório, o ciclista passa por uma etapa de nome difícil, chamado anamnese, que na prática consiste em um diálogo no qual o profissional busca detalhes e informações sobre histórico de lesões, queixa de dores, postura de trabalho (para saber suas possíveis influências na postura), o perfil de sua pedalada, se usa diariamente, quanto tempo pedala, quilometragem de pedaladas semanais, qual a finalidade de utilização da bicicleta, quanto tempo do último bike fit e quais os objetivos que o ciclista deseja alcançar com relação ao bike fit. É realizada uma avaliação minuciosa com ciclista, tais como; avaliação postural, teste de mobilidade articular, teste de função muscular , teste de flexibilidade, avaliação do arco do plantar, teste de pisada, avaliação da marcha (caminhada), em outros questionamentos.

E realizada a análise da bike utilizando uma caneta digital que vai escanear e digitalizar a bike, capturando as medidas da bike, a geometria do quadro e medidas que bike está antes das alterações do bike fit, o ciclista começa a pedalar sobre um rolo de treinamento,  com medidor de potência, em frente a um televisor que possibilita a avaliação detalhada de seu posicionamento ao pedalar.

Durante a pedalada, é gravado um vídeo de seu desempenho antes das alterações por uma câmera que filma em HD (para ocorrer uma comparação do antes e depois do bike fit no final). Com o auxílio de um software profissional de última geração de análise em 3D, o melhor equipamento da atualidade, específico para bike fit, utilizado pelas melhores equipes Pro Tour do mundo, tais com SKY, Astana, entre outras, pois tem uma precisão de análise menor que  1 mm e de um grau na avaliação da articular, o equipamento funciona com 8 sensores posicionados em pontos anatômicos articulações, que capta a biomecânica do ciclista com um avatar, expondo imediatamente os ângulos e o movimento articular do ciclista, ou seja, para uma rápida compreensão ele tem sua forma operacional parecida com o kinect do xbox que capta os movimento por infravermelho. O fisioterapeuta avalia as ângulos do corpo do ciclista enquanto ele pedala. Depois seguem para a parte prática que é a correção da bicicleta, começando pelos tacos da sapatilha, altura canote, ajuste de recuo do selim, tamanho e ângulo do selim, tamanho e ângulo da mesa (ou avanço), tamanho e regulagem do guidão etc…

Para finalizar o bike fit é realizado outro vídeo com as imagens obtidas após a regulagem executada na bicicleta para adequação ao corpo do ciclista, com isso é efetuado uma comparação das imagens de antes e depois do bike fit, para que fisioterapeuta e ciclista possam avaliar e comparar as posições e alcançando o melhor resultado.  Encontrado o melhor posicionamento e realizando o mesmo procedimento com a caneta digital, escaneando a bike para verificar as medidas finais que ficou a bicicleta e depois é gerado um arquivos em pdf, com a avaliação do ciclista, resultado conseguido na bike com o bike fit, medições da bicicleta e do ciclista. A consulta tem duração média  de duas horas a duas horas e meia, dependendo a bicicleta.